Livro 13/2016 Sobre a Escrita

DSC_0657

Sobre a Escrita –  A Arte  em Memórias 

Stephen King

Editora Suma de Letras 

255 páginas 

Ano 2015

Esse é um livro de não ficção –  um misto de memórias e técnicas  de escrita. Os primeiros capítulos são relatos autobiográficos que revelam  as dificuldades vividas na infância pobre, as mudanças constantes de cidade, os problemas de saúde, a relação com a mãe, a passagem para a adolescência e vida adulta. É interessante observar como cada percalço vivido foi importante na formação de sua personalidade e teve  influência em  sua escrita.

 O que realmente encanta e emociona o leitor nessa obra, é  o amor e o respeito pelo ofício de escrever.

DSC_0658

Sua trajetória de vida  revela como  a escrita além de sustento financeiro,  foi e ainda é   um refúgio, uma necessidade e  uma meta de vida.

King conta sobre os inúmeros textos recusados e como conseguiu publicar seu primeiro livro. A escrita é tão envolvente que fica  impossível não sofrer junto a cada recusa. E quando enfim,  a carreira parece deslanchar também é difícil conter a vibração.

DSC_0660

Nunca tinha lido nada do autor –  morro de medo de seus livros, confesso!  mas fiquei tão envolvida pela narrativa descontraída e  cheia de humor, que pretendo me arriscar e ler mais obras . De preferência, as menos assustadoras, rsrsrs. Aceito sugestões.

 

DSC_0662

Alguns capítulos são verdadeiras aulas para escritores iniciantes, com muitas dicas e exemplos práticos. E para completar, há uma lista de indicações de leitura.

Mas atenção – King é um professor bem exigente. Até  se dispõe a ensinar,  mas em troca quer  dedicação e não poupa “puxões de orelha “.   Deixa claro que  a escrita é trabalho duro, trabalho sério.

O livro é recheado de frases bem interessantes, vou compartilhar apenas algumas:

…livros são uma mágica singularmente portátil (pg. 94)

Escrever é seduzir.Falar bem é parte da sua sedução. (pg.118)

Cada livro que se pega para ler tem uma ou várias lições, e geralmente os livros ruins têm mais a ensinar do que os bons. ( pg. 128)

A leitura é o centro criativo do leitor. (pg.128)

É um livro que vai agradar os  amantes de  biografias, os  fãs de King, os escritores inexperientes e  os leitores apaixonados.  E mesmo quem não pretender seguir carreira como escritor  vai  acabar se beneficiando  das dicas. Prevejo uma  melhora na produção escrita do dia a dia, e mais embasamento para analisar futuras leituras. Uma  obra que  nos torna  leitores mais críticos e exigentes .  E quem tem o desejo de escrever, vai certamente terminar o livro com muita vontade de largar tudo e dedicar-se a essa Arte.

Mais um livro para o “Hall dos Meus favoritos”, “queridinhos da estante”. Recebeu “status de livro permanente”, não troco, não vendo,  e vou reler muitas vezes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s