Dicas para organizar os Marcadores de Livros

 

DSC_0706

E que leitor não é louco por marcadores de páginas ? Além de  muitos marcadores, consequentemente tenho muitas caixinhas, canecas  e potes para guardar a coleção.  Vou mostrar como me organizo por aqui.

Não tenho muitos marcadores de editoras,  procuro manter somente os de livros e autores que gosto e  assim  evito acumular coisa demais, e na realidade, prefiro o charme  dos marcadores artesanais. Para quem curte esse estilo de marcador de editora e tem muitos talvez essas dicas não sejam tão úteis. Já vi pessoas comentando que guardam em pastas, (lembram das pastas de papel de carta? rsrsrs)  e em caixas de sapato.

Qualquer organização vai partir de pontos centrais – Criar categorias ( classificar  por autor, por estilo literário, por tamanho, etc) ;  separar os marcadores repetidos  para troca (tentar reduzir o número de itens – quanto maior a coleção mais trabalho dará para arrumar);  utilizar formas práticas de armazenamento que facilitem a visualização ( embalagens transparentes);  buscar  materiais acessíveis e dar novo uso a utensílios  que temos em casa.

 Para organizar  imagens para  colagens e os pequenos marcadores, uso esse plástico para cartão da marca Yes.  E esses plásticos ficam em  uma pasta usada para guardar  material sobre livros.  Já mostrei detalhes dessa pasta aqui. É um plástico bem resistente, já vem os furos para pasta A4.  É ótimo para guardar aqueles marcadores de imãs que são bem fáceis de perder.

DSC_0355

É  uma pasta comum que decorei com material para scrapbook. E o estojo ali no cantinho, aqui nós chamamos penal (rsrsrs),  guarda  bloquinhos de post-it.

DSC_0697

Os espaços são pequenos mas servem perfeitamente para os marcadores de imã.

DSC_0698

Outra coisas ótima para organizar  são essas pastinhas plásticas (zip bag), conheço da marca Chies e Yes, são facilmente   encontradas em grandes papelarias.   Eu uso para organizar os marcadores prontos para venda e os marcadores para troca.

 

DSC_0700

Tem um tamanho ótimo e acomoda bem vários marcadores. A pastinha é transparente e eu enfeitei com fita adesiva.

DSC_0701

São marcadores de várias editoras e com tamanhos diferentes.   Acomodou todos e ainda sobrou espaço.

 

DSC_0703

Esse é um projetinho de reciclagem –  aproveitei uma embalagem de chocolate e transformei com papéis decorados e imagem impressa.

DSC_0704

Não é muio fundo, mas cabe alguns marcadores e tem a vantagem de ser transparente possibilitando ver o conteúdo. E ser for bonitinho, melhor ainda, já decora a estante.

DSC_0705

Outra sugestão de reciclagem é  aproveitar embalagens de presente.  Essa caixinha de sabonete, já veio com essa estampa floral bem delicada, e eu apenas coloquei mais uns enfeites  bem delicados. Ficou perfeita na estante dedicada a Jane Austen e ainda serve para guardar os marcadores menores  e tags inspirados na autora.

DSC_0707

Mais uma caixinha transformada em decoração para minha estante. Aproveitei uma caixa de madeira para lápis de cor , como já estava pintada de preto, foi fácil fazer a transformação.

DSC_0708

A caixa  é grande e  tem pouca profundidade,serve para guardar os cartões artesanais com medidas diferenciadas.

DSC_0709

 

DSC_0710

DSC_0714

Essa forma de organização é mais usada para expor os marcadores  para  venda, mas pode ser uma ideia para deixar os marcadores organizados em uma gaveta.

 

DSC_0715

Na próxima parada na loja de 1,99 procure os porta talheres.

DSC_0719

O pote ou lata customizado – também é perfeito para deixar os marcadores bem a mão. E esse estojinho transparente é ótimo para proteger seus marcadores mais queridos. Pena que é pequeno para alguns modelos, mas tem a vantagem de ser transparente, resistente e barato. E cabe em qualquer espacinho da estante. Pode ser encontrado na Kalunga. Nas lojas de 1,99 tem vários modelos parecidos, vale a pena dar uma olhada.

DSC_0723

E a forma clássica de guardar os marcadores, não podia faltar. A foto ficou ruim, mas a caneca é linda, podem acreditar. Como tem esse padrão de livros antigos, uso para expor os marcadores de livros clássicos. E vou trocando para dar uma mudada na decoração da estante.Deixo somente alguns marcadores para não ficarem amassados.  E na caixinha ficam os marcadores de fitas.

Tenho outra caneca para os marcadores bem comuns,  aqueles que realmente usamos no dia a dia, sem dor no coração , rsrsrs.

DSC_0725

O gaveteiro transparente  pequeno também pode ser de grande ajuda na hora de organizar.

DSC_0726

Uma gaveta é destinada aos marcadores de fita prontos para venda. Manter os marcadores  nesses plásticos é uma forma de conservá-los, evita que a fita amasse, que os pingentes fiquem arranhados.

DSC_0727

E uma gaveta é a minha Caixa de entrada – ou caixa de bagunça, rsrsrs.  Fica nessa gavetinha tudo que chega até que seja classificado e colocado no lugar certo.

Espero que gostem das dicas e consigam manter a coleção organizada e bonita. E  saibam que organização é um processo e exige mudanças e adaptações constantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s