Livro 10/2016 A Vida do Livreiro A.J.Fikry

DSC_0649

A Vida do Livreiro A. J. Fikry 

Gabrielle Zevin 

Editora Paralela

186 páginas 

Leitura realizada em abril , dentro da minha Meta de Leitura 2016 ( livro sobre livros).  Detalhes da meta aqui , estou seguindo mais ou menos! rsrsrs

A.J.Fikry é o proprietários de uma livraria localizada em uma pequena ilha. É  um sujeito pouco sociável, que negligencia os negócios e a própria vida. Fikry vê a sua vida ruindo com  a queda das vendas  e com o roubo de um livro muito raro. Mas   chegada de um pacote misterioso  dará um novo rumo à vida do livreiro esquisitão.

 

DSC_0656

A historinha não tem nada demais, na verdade, são várias situações bem clichês juntas!  Isso até me incomodou no começo, achei que o livro era uma furada! No entanto,  a autora  conseguiu costurar bem todos os elementos e construiu uma boa narrativa – tem até uma pontinha de livro policial.   Sem contar que usar  uma livraria de pano de fundo é praticamente sucesso garantido, né?

Não vou contar mais detalhes para que cada um identifique, ou não,  os clichês na história. E vou adorar saber as opiniões de quem já leu.

Mesmo com essas várias situações  clichês,  por ser um livro muito curto – apenas 186 páginas- não há enrolação. A narrativa tem uma fluidez e não é excessivamente repetitiva.

DSC_0658

O livro é repleto de referências a livros e autores e ainda tem alguns trechos encantadores falando sobre essa paixão.  Os bibliófilos vão pirar! E a lista de indicações de leitura vai ter um considerável  acréscimo.

Ás vezes os livros só nos encontram no momento certo. (pag. 72)

As coisas que nos tocam aos vinte não são necessariamente as que nos tocam aos quarenta, e vice-versa. Isso é verdade para livros e para vida. (pag.37)

DSC_0661

As livrarias são mesmo um lugar de amor!  E  eu fiquei encantada por essa livraria – A Island Books . 

Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Não estamos sós.  (pag. 180)

A minha edição de 2014,  apesar da capa lindinha, deixa muito a desejar… são muitos os erros de ortografia e de  concordância. Nova revisão urgente!

Um livro sobre amizade, sobre recomeços, sobre superar perdas, sobre enxergar além das aparências. Uma história que ilustra bem como  o prazer da leitura pode ser benéfico de diferentes formas.

Anúncios

Um comentário sobre “Livro 10/2016 A Vida do Livreiro A.J.Fikry

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s