Algumas dicas para ler mais e mais

DSC_0798

Para algumas pessoas parece algo de outro mundo ler mais de 4 livros ao mês, ter longas listas de leitura, participar de Desafios  e  Maratonas…   Estranho para mim  é  não gostar de ler.  Seria  falta de hábito ou  pouco acesso aos livros?

A leitura é  mais um dos bons hábitos que devemos incluir na nossa rotina, assim como: beber de 8 a 10 copos de água, caminhar 3 vezes  na semana… ler 30 páginas por dia. Porém, persistência e esforço é fundamental!  Somente depois de   um certo tempo   os novos comportamentos são  incorporados .

DSC_0809

Como estamos falando de hábitos , uma pergunta simples:  o que é preciso  fazer para aumentar a ingestão de água? Manter a garrafinha de água sempre ao lado. Com a leitura vale o mesmo pesamento  – carregue um livro sempre na bolsa. Nunca sabemos quando teremos um brecha ao longo do dia. Leia no ônibus, metro, na hora do almoço, antes de dormir. Escolha o melhor horário, crie o seu tempo de leitura. Para isso será preciso fazer escolhas e evitar as distrações.   Será mesmo que é  preciso ficar com o celular o tempo todo do lado, conferindo as mensagens minuto a minuto? Vale a pena se desconectar!

Claro que em determinadas épocas  lemos menos – com filhos pequenos,  período de provas, concursos, vestibular, etc.  Mas a vale a máxima – Devagar e sempre! Apenas uma páginas antes de dormir para manter o hábito  – e ainda ajuda a relaxar e ter uma bela noite de sono.

DSC_0810

E como criar o gosto pela leitura? Lendo! O acesso aos livros é fundamental.   Comece aos poucos, com algo do seu interesse, e leia por prazer, independente do estilo ou autor. Leia jornais, gibis,  revistas,  textos informativos.  Vale tudo, nada de regras. Apenas leia! Conforme amadurecemos como leitores, naturalmente, surge o interesse por outros estilos literários.    Ter amigas que são leitoras vorazes também ajuda muito – tenho várias!

Pesquise os lançamentos, os novos autores, leia resenhas, acompanhe as editoras e blogs de livros nas redes sociais. Estar em contato com o meio literário estimula a ler mais e mais – então, frequente sebos e  livrarias. Visite as bibliotecas e livrotecas – porque ler não precisa custar caro!  E troque livros, indique livros aos amigos, participe de um clube do livro, doe livros,  fale sobre livros!

DSC_0802

A leitura pode ser um excelente hobby, uma válvula de escape  para aliviar as tensões do dia a dia.  E não tem contra indicações –  é  um hábito  que só  traz  benefícios.

Não se assuste com os desafios e metas de leitura. É bom estabelecer metas – de acordo com sua rotina, é claro! Pode ser 1 livro ao mês ou a cada 2 meses. Mantenha um caderninho para anotar as leituras – início e término.  Faça também um breve registo e atribua notas. Não precisa ser nada muito elaborado, mas vai ajudar a ser mais organizado. E ver a lista crescendo serve de estímulo para continuar lendo mais e mais. É interessante  manter no caderninho uma lista de recomendações, isso cria um ritmo de leitura  – ao terminar um livro  já ter outro  na fila.

DSC_0803

Em Curitiba até que estamos bem servidos de sebos e livrarias. A biblioteca Pública e as Casas de Leitura mantidas pela prefeitura também oferecem boas opções de atividades.

 

DSC_0813

 

As imagens foram feitas na Biblioteca Pública de Santiago do Chile – a exposição faz parte de um  programa de promoção da Leitura  mantido pelo governo. Fiquei encantada pelas cenas recriadas em massinha.

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Algumas dicas para ler mais e mais

  1. Adoreeeei suas dicas, super válidas!! Eu também carrego um livro dentro da bolsa sempre e adoro ler no meu horário de almoço. Normalmente vou para a biblioteca do SESC da minha cidade e ali fico.. Já acostumei a sempre pegar livros por lá também!
    Beijocas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s