Balanço da Meta de Leitura – Janeiro e Fevereiro

DSC_0469.JPG

Março  chegou e é hora de  analisar como anda meu Projeto de Leitura. Quando montei a lista, sabia que estava sendo bem otimista!  Agora,  depois da  euforia de inicio de Ano, promessas e coisa e tal…  já dá para fazer uma avaliação.

Infelizmente, expectativa e realidade não caminham juntas… Vamos a lista:

Janeiro

Livro temático: (um livro que lembre  verão ou  viagem ) –  O Sol é para todos – Harper Lee  Lido em janeiro  e tem resenha aqui.

Livro Clássico: Mansfield Park – Jane Austen  ( Grupo de leitura Heroínas de Jane Austen)  Concluído em fevereiro e tem resenha aqui.

Livro Clássico Infanto- Juvenil: Contos de Fadas – Coleção Clássicos Zahar .  Em andamento 

 Livro sobre livro ou leitura :   O Homem que amava muito os livros – Allison Hoover Bartlett   Lido em janeiro e  tem resenha aqui.

Projeto Literário – Tem que ler mesmo?  As  Memórias do Livro – Geraldine Brooks  Lido em fevereiro  e  tem resenha aqui.

 

Fevereiro

Livro Temático (no mês do Carnaval, ler um livro de autor brasileiro ) –Capitães da Areia  –  Jorge Amado.  Não encontrei e troquei por Dois Irmão de Hatoum. Devendo a resenha.

Livro Clássico : Emma – Jane Austen  ( Grupo de leitura Heroínas de Jane Austen) Leitura em andamento 

 Livro sobre livro ou leitura :  Shakespeare and Company – uma livraria na Paris entre-guerras. Sylvia Beach.   Não lido!

Livro Clássico Infanto- Juvenil : Heide – Johanna Spyri .  Troquei pelo Matilda e   tem resenha aqui.  Lido Os Segredos de Paddington de Michael Bond.

Livro Bônus  – Vá, coloque um vigia – Harper Lee . Ficou para março.

 

DSC_0472

Com as crianças em férias, o mês de Janeiro não rendeu como eu esperava e  grande parte dos livros foi finalizado em fevereiro.

De fora da lista  li O Clube do Filme, farei a resenha em breve.   E duas novas leituras iniciadas  O Mensageiro ( lendo em conjunto com a amiga Leila Cardoso)  e A Sangue Frio (livro que ganhei de presente).

E o que acontece se eu não cumprir minhas metas? Nada! Não tem problema nenhum! As Metas são interessantes como estímulo para leitura. São formas de aumentar a nossa “produtividade literária” , um compromisso de ler mais e mais. Mas sem stress e sem medo de não dar conta. As Metas e Desafios  dão um empurrãozinho  nas leituras, mas  são acima de tudo  diversão.

Já percebi que não consigo registrar  sistematicamente o andamento das leituras, com número de páginas lidos ao dia e etc. Passei a registrar brevemente com os compromisso da  agenda – para não me perder!  E estou me esforçando para manter o meu caderno de leituras atualizado, ou quase! É um belo exercício de escrita e de reflexão sobre o livro. E claro, facilita a postagem pois a resenha já está praticamente pronta no caderno e na minha cabeça.  Pelo menos alguma coisa das Metas está dando super certo – a forma de registrar.

 Estou com muitos livros iniciados  e isso vai ser um probleminha, porque agora no mês de março vou deixar de lado algumas leituras e o foco do mês será Leia Mulheres. Quero ler grandes autoras no mês da Mulher.

Outro ponto, é que alguns  livros que estão na lista como  metas ainda precisam ser comprados ou emprestados, e isso acaba   atrasando  um pouco a logística. Vou dar prioridade aos livros da minha estante, o que vai gerar algumas mudanças.  Acho que a lista deve ser flexível, pois no meio do caminho, sempre surgem indicações de amigas, lançamentos, livros de presente, etc e tal… Acho importante ter um nível de organização, mas  estar aberta a mudanças  e curtindo as leituras.

Logo eu falo mais das minhas Leituras para Março –  #LeiaMulheres .

2 comentários sobre “Balanço da Meta de Leitura – Janeiro e Fevereiro

  1. Amigaaaa, leu bastante sim e o melhor, leituras de qualidade!!!
    A sangue frio é o do Truman Capote né? vc vai amar, é sensacional a escrita dele e vc realmente entra na mente dos assassinos! Depois me conta o que achou!
    Vou lá agora ver a resenha de O sol é para todos que nao me lembro se já tinha visto.
    bjsss

    Curtido por 1 pessoa

    • Até que li , né amiga? Mas como a lista está gigante , teria que ter lido muito mais… Mas vamos que vamos!
      Estou gostando muito do Capote, é bem interessante, mas já vai ficar de lado esse mês. Depois conversamos a respeito.

      bjs,

      Curtir

Deixe um comentário

