Livro 2/2016 O Homem que amava muito os livros

DSC_0382

O Homem que amava muito os livros

Autora – Allison Hoover Bartlett

Editora Seoman

207 páginas

 

DSC_0406

 

Resumo-  O livro trata da história real  do ladrão bibliófilo John Charles Gilkey. A autora é jornalista  e realizou inúmeras entrevistas com o próprio ladrão, com o “livreiro detetive” que auxiliou na captura e também, com outros livreiros e colecionadores. É um mergulho no universo dos livros raros, do colecionismo e do roubo.  Mostra o amor pelos livros levado ao extremo.

 

DSC_0407

Tanto quanto são recipientes para histórias, os livros são artefatos históricos e repositórios de lembranças: todos gostamos de lembrar de quem nos deu o livro, onde estávamos quando os lemos, que idade tínhamos, e assim por diante.  (pag23) 

Pois os livros não são, absolutamente, meros objetos inanimados, mas contêm, sim, em si mesmos, uma vida em potencial, que é tão ativa quanto aquela que anima a criatura de quem eles são a progênie, e não apenas isso, mas eles ainda preservam, como se em um frasco, a mais pura eficiência extraída daquele  intelecto que os engendrou. (pag102)

DSC_0408

É um livro para apaixonados sobre o tema-  cheio de citações lindas , curiosidades  e  informações sobre obras raras e o colecionismo.   Como leitora viciada e colecionadora, fiquei bem interessada no assunto  e pretendo  me aprofundar buscando a bibliografia indicada pela autora.

DSC_0409

A autora fez um belo trabalho de pesquisa para tentar entender o amor e o vício pelos livros e o funcionamento de uma mente criminosa. Até que ponto o colecionismo passa a ser um vício? Como funciona a cabeça de um ladrão? Qual a linha tênue que separa o vício do crime? O meu lado psicóloga ficou vidrado no assunto, tentando compreender essa  mente perturbada.

DSC_0411

Esse trecho traduz exatamente o meu sentimento diante de uma biblioteca.  Eu acrescentaria o respeito – as grandes bibliotecas são sagradas!

 

DSC_0414

Durante a leitura, foi impossível não me identificar com os amantes de livros e colecionadores – felizmente – meu prazer está na leitura, pequisa e busca pelos livros. Nada de criminoso ou ilegal!   Indico a leitura a todos que sofrem desse  saudável vício.

Anúncios

Um comentário sobre “Livro 2/2016 O Homem que amava muito os livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s