Livro 1/2016 O Sol é para Todos- Resenha

DSC_0282

O Sol é para Todos ( To Kill a Mockingbird)

Autora – Harper Lee

Editora José Olímpio

349 páginas

 Fazia muito tempo que eu queria ler essa obra – assisti vídeos e li resenhas-   mas o livro mesmo,   estava impossível de encontrar em sebos ou livrarias. Em 2015 a editora José Olímpio lançou uma nova edição e enfim pude satisfazer minha curiosidade, que foi aguçada ainda mais depois do burburinho causado pela publicação da “continuação” Vá , coloque um vigia.   Volto a falar desse segundo livro em fevereiro – ele está na minha meta de leitura.

 

DSC_0274

Livro bom é assim… fica repleto de marcações. Frases   marcantes, boas sacadas dos autores,  coisas para refletir, informações para guardar na memória.

Resumo –  Resumindo em poucas palavras,  o livro descreve a vida no interior rural do Alabama nos anos 30. É narrado por Scout, uma meninas de 6-9 anos, que vive com o irmão Jem, a empregada, e o pai – o advogado Atticus Finch. A vida da família muda quando Atticus é convocado para defender um homem negro acusado de violentar uma jovem branca. A vida pacata de cidade do interior é abalada e vem `a tona – o preconceito racial e social, as injustiças, o conformismo, a agressividade e a ignorância.

 

DSC_0284-001

Essa é uma das minhas citações preferidas do livro. A autora foi brilhante ao narrar essa história ao olhos de uma criança. O assunto é pesado, mas a visão infantil torna o tema um pouco mais leve. Na narrativa tem espaço para ironia, para as brincadeiras de criança  e as brigas entre irmãos.  Eu particularmente, adoro histórias narradas por crianças, mas o autor precisa ter muita sensibilidade para que a narrativa convença e emocione  o  leitor

O livro entrou fácil para a lista dos Favoritos da Vida – a leitura flui, a linguagem é bem acessível e o leitor ora se diverte com as traquinagens, ora se emociona com o drama dos personagens, ora torce no julgamento, ora se entristece.

DSC_0279

O livro  ganhou o prêmio Pulitzer em 1961 e é sempre citado nas listas de Melhores Romances. Lançado em 1960, ainda hoje vende milhões de cópias e é leitura obrigatória nos colégios americanos.

O romance  aborda um tema que infelizmente ainda é muito presente, o que torna o livro uma  obra atemporal e de leitura necessária.

DSC_0287

Outro motivo para o livro ser tão adorado, é o personagem Atticus Finch – sem dúvida, um dos melhores personagens da ficção. A autora criou um homem de caráter exemplar,  extremamente profissional e pai dedicado. Os trechos de conversas entre Atticus e os filhos são lições para a vida. Ensinamentos preciosos que todos deveriam conhecer.

 

DSC_0275

Um livro para ser lido e relido e indicado aos amigos. Uma história de busca pela  justiça, de esperança e do amor de um pai por seus filhos.

Anúncios

5 comentários sobre “Livro 1/2016 O Sol é para Todos- Resenha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s