Organização de Leitura- parte 3

DSC_0354

O último post sobre organização  é dedicado ao caderno de leituras que estou usando esse ano. Simples e prático- tudo o que eu estava buscando.

DSC_0355

Bem que eu queria comprar um caderno bem lindo- aproveitando a loucura de opções da Volta ás aulas, mas o marido chegou com essa agenda vermelha super bacana. Controlei meu impulso de” louca por papelaria” e me rendi aos encantos da agenda. Gostei do tamanho, da cor, da gramatura das folhas, do layout, e melhor, não tem aqueles extras todos que as agendas costumam ter.  Era perfeita para o que eu estava imaginando.

Customizar foi fácil,  pois o modelo é bem clean. Na capa colei somente um card para esconder a marca da empresa.

DSC_0356

Na  parte interna, fiz um bolsinho com envelope kraft e para dar um charme, colei um cartão de biblioteca. Para esconder a página de dados pessoais, colei papel de scrap e tentei escrever a mão o título do caderno – Book Journal. A ideia era que a letra ficasse mais bonita, mas continuo tentando. Esse é um dos motivos para usar tantos cadernos diferentes – praticar caligrafia, testar fontes diferentes e lindas. Com treino eu chego lá!

DSC_0359

Nessa lista em vermelho veio  impresso o nome da empresa, e eu ocultei usando washi tape.  E na parte de planejamento, listei os temas e projetos que pretendo ler.

DSC_0360

Tem uma segunda folha dedicada ao planejamento. Nesse espaço vou detalhar  as listas de leitura e de  desafios. Tudo impresso para caber direitinho e para não esquecer de nada ao longo do ano.

DSC_0362

No alto da folha tem o calendário e a data, bem fácil para customizar. Nessa primeira página resolvi deixar como está.

DSC_0364

Por enquanto não fiz nenhuma divisão, como já tenho outros cadernos ainda não vi necessidade de criar abas e dividir os assuntos.

 

DSC_0366

Todo começo de mês , vou listar  os livros que pretendo ler, e ao final vou comparar “expectativa X realidade”. Espero conseguir alcançar essas expectativas.

 

DSC_0365

E seguindo a ordem de livros lidos farei o registro.  Tudo bem simples – foto da capinha do livro (quando disponível), e as seguintes informações – título, autor, resumo, período de leitura,  frases preferidas, opinião.

 

 

DSC_0369

Como o livro é muito bom, foram várias citações para registrar. A vantagem do uso  do caderno é  a  liberdade de registrar sem preocupações com o espaço.

DSC_0371

Optei por pouca decoração e mais conteúdo.

Em breve, farei a resenha aqui no blog, pois no caderninho já está prontinha.

 

DSC_0373

Na minha agenda comum, usei a parte de planejamento anual  para criar um controle das páginas lidas e do tempo gasto em cada leitura. Ainda não consegui manter um boa média de leitura diária, mas mesmo assim já foram 2 livros lidos. Tenho lido bem mais nos últimos dois anos, mas não tenho uma meta estabelecida de x páginas ao dia, aliás nunca tive essa preocupação. No entanto, quando me disponho a  praticamente dobrar o número de livros lidos, ter essa meta estabelecida e segui-la é fundamental. Esse é o novo hábito que estou tentando inserir na minha rotina – leitura de 40 páginas por dia. Tem dias que dá e outros não, para cumprir a meta, terei que criar espaço para leitura ao longo do dia. De pouquinho em pouquinho… Ainda não consegui, como todo novo hábito , leva um certo tempo até ser incorporado. É o mesmo princípio de incluir as atividades físicas, beber mais água ou controlar calorias… tudo é uma questão de mudança de hábitos, incluir na rotina novos costumes  exige organização e disciplina.

Em anos anteriores eu não fiz esse tipo de controle e acabei me perdendo. Sinto falta desses registros, não tenho nem as listas de livros lidos em anos anteriores.  É por isso que quero deixar tudo bem organizadinho para poder rever sempre que  quiser.

O registro é um belo  exercício de escrita e  de compreensão do que foi lido. Escrever nos ajuda a assimilar melhor o conteúdo. E a opinião sobre a obra  é um exercício de auto conhecimento, porque as opiniões mudam com o nosso amadurecimento. É interessante observar esse processo de crescimento e amadurecimento através de registros como esses, comparar as opiniões de um leitor adolescente e depois um leitor mais maduro. Infelizmente sou vou ter esse registro para uma análise semelhante,  daqui para frente – da maturidade para a velhice! rsrsrs.  Fica a dica para os jovens leitores.

Além disso tudo, registrar é uma forma de prolongar  o prazer da leitura. Fica fofo, organizado e dá até mais ânimo para ler mais e mais. Um prazer que só os verdadeiros amantes de livros entenderão.

4 comentários sobre “Organização de Leitura- parte 3

  1. Ainnn já quero essa agenda pra mim
    Amei a idéia! Quem sabe ano que vem não faço algo assim, veremos!
    Também amo escrever…domingo mesmo fiz um caderno de organização também, dp mostro pra vcs!
    bjssss

    Curtir

  2. UAUU! Ameeeeeeeei sua organização de leituras no estilo de scrapbook! Eu tenho um caderno também, mas só anoto o nome, autor, data da leitura e da onde é o livro (biblioteca, emprestado de amigos ou meu mesmo). Nunca fiz um breve comentários sobre os livros, porque pensava que meus comentários sobre os livros estariam no meu blog. Porém, você me deu uma ótimaaa ideia, vou amadurecer mais o assunto.
    Beijocas

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

