Organização de Leitura – parte 2

DSC_0051

O post de hoje é sobre o registro das leituras –  como foi feito em anos anteriores, o que funcionou e o que não funcionou.

Em 2014  optei pelo registro nesse caderno estilo sketchbook – com capa dura preta básica, miolo em papel canson. A folha lisa de gramatura alta,  dá bastante liberdade para criação mas, eu evitei usar enfeites e detalhes volumosos  para manter o caderno mais fechadinho.

 

DSC_0052

Com materiais de scrapbook fiz a lista de temas, as regras do projeto e os registros das leituras.

DSC_0053

Um exemplo de registro – foto do livro e alguns enfeites e o principal – registro a mão (breve resumo e opinião).

 

DSC_0054

Como acabou  sobrando  muitas páginas, inclui listas de desejados e lista de livros lidos.  E ainda  pretendo fazer mais uma páginas  para registrar as leituras favoritas de 2014/2015. Tem bastante folha em branco, vai dar para fazer muita coisa…

DSC_0055

 

No ano passado para registrar as minha leituras resolvi abandonar o caderninho e testar algo novo e parti para o fichário.  Comprei um modelo básico preto na Kalunga e decorei com materiais de scrapbook.

 

DSC_0355

Fiz as páginas com papel de scrapbook cortado no tamanho A4.

DSC_0357

Além das folhas de scrapbook, usei fichas pautadas e abas transparentes.

 

DSC_0358

 

Os registros das leituras foram feitas no papel decorado, tudo escrito a mão, com os títulos feitos com alfabeto adesivo e fotos dos livros lidos. No começo eu gostei do formato e  achei muito prático montar o fichário, mas como tempo, fui cansando.  Era trabalhoso fazer os registros, tinha que imprimir a foto, escolher papel, enfeites, a página muito grande para decorar, fichário ocupa muito mais espaço que o caderno… enfim, abandonei!

 

DSC_0360

E aí o que fazer do fichário? Apesar de na prática não ter funcionado para mim, tive pena de desmontar e resolvi usar como um arquivo.

DSC_0361

 

Coloquei folhas pautadas para listas, sim, as listas infinitas de leitura.

DSC_0362

Coloquei  plásticos para guardar imagens e desenhos relacionados ao tema.

DSC_0365

 

Comprei refil plástico nesse formato especial –  ficou perfeito para guardar meus recortes de capinhas de livro.  Para otimizar o tempo, não imprimo mais as fotos dos livros e passei a  usar esses recortes nos meus registros.  Facilita muito o processo de registro da leitura.

 

DSC_0363

 

Mais um plástico para guardar reportagens  sobre leitura.  Retiro da revista e guardo só o que me interessa. Nada de pilhas e mais pilhas de revistas ocupando espaço.  Por enquanto o fichário está sendo útil para organizar essa grande quantidade de papel que acabo acumulando.

 

DSC_0364

Como já comentei no outro post, sou uma pessoa que adora caderninhos, amo fazer listinhas, escrever a mão, prefiro  mil vezes ler o livro físico… enfim, sou das antigas, rsrsrs , e esse tipo de organização funciona para mim.  No entanto, a organização não é algo estático, pelo contrário, é um processo,  e de tempos em tempos precisamos avaliar se o sistema utilizado está sendo útil ou se precisa ser adaptado. E claro, o sistema deve ser adaptado a realidade e necessidades  de cada um. Eu preciso do estímulo visual, das fofurices, do craft, do handmade. Além do fator organização,  é uma forma de distração, relaxamento,  e ainda desenvolve a criatividade, o senso estético, a observação. Vale a pena experimentar!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Organização de Leitura – parte 2

  1. Pati, adorei o post!
    Também usei um fichário para os registros de 2015, só que pequeno. Assim, não foi tão difícil decorar, nem ocupa tanto espaço!
    Adorei a ideia dos plásticos para a organização. Acabamos juntando um monte de coisas né?! =P E os recortes da capas… Amei! Vou começar a fazer isso. Muito mais simples!
    Esse ano optei por usar uma agenda, decoração mínima (mais simples que seu caderno) e registro a mão. Acho que vai ser mais prático que o do ano passado e dá pra registrar todas as leituras.
    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s