Organização de Leitura – parte 1

DSC_0269

O post  de hoje é dedicado à organização –  dos livros,  das leituras e do blog. Como sou uma pessoa analógica e doida por papelaria, minha organização é feita através de vários caderninhos.

Foi impossível resistir a esse caderninho com capa de cartão de biblioteca… o típico caso de “compra primeiro e depois vê como usa”…Quem nunca?rsrs   Capa mole, brochura, poucas páginas, não daria certo como diário de leitura, mas ficou perfeito para controle de Entradas e Empréstimos de livros.

DSC_0317-001

 

Com direito a bibliotecária para auxiliar na organização. Ainda falta carimbar cada livro com meu nome. Terei muito trabalho pela frente…

DSC_0319

Separando material para decorar os caderninhos encontrei essa carteirinha de biblioteca bem antiga – para mostrar para os meus filhos como era a vida nos anos 1990, rsrsrs. Colei fitinhas adesivas e vai ser marcador de página. “Porque recordar é viver”.

 

DSC_0320

O verso da carteirinha com os carimbos.

 

DSC_0272

Deixei registrado os dois livros que estão emprestados desde o ano passado. Bom pra dar uma relembrada e tentar recuperar os livros, rsrsrs.

 

DSC_0273

Pensei em dividir o caderno e separar em entradas e empréstimos mas, achei que seria mais simples o registro mês a mês.  Por enquanto nenhum livro novo entrou nem saiu!

Vou registrar os livros  que entram – compras, trocas, presentes.  E os que saem – emprestado para quem, data, e o mais importante – data de devolução.

DSC_0286

Mais um caderninho super fofo para registro de Leituras ( marca Joy Paper), bem versátil pois dá  para usar para registrar além de livros, séries, filmes , site e blogs. Já comprei nessa estampa linda e colorida e só acrescentei uns adesivos temáticos para personalizar.

DSC_0061-001

O caderninho veio com uma cartela de adesivos com os gêneros de livros/filmes.

DSC_0290

Achei poucas folhas para registro anual e resolvi usar para registrar as minhas melhores leituras. Aqui vou centralizar os meus “livros favoritos da vida”.

 

DSC_0324

 

 

DSC_0325

 

Cadernos Sarah Kay comprados na Kalunga. Amei tanto a estampa que comprei logo três…O grande eu levo como caderno de anotações em cursos e palestras sobre literatura e o pequeno uso para organização do blog. Separei as abas por temas – ideias, controle das postagens, parcerias e sorteios.

DSC_0321

Dois itens que estão sempre a mão – o caderninho kraft  usado para registrar as citações preferidas e o bloquinho de post-it.

 

DSC_0327

Desde 2014  venho modificando a minha rotina e buscando formas de me organizar – em todos os âmbitos da vida.  A organização parece difícil no início, toma tempo sim,  mas o resultado vale a pena.  Menos stress, menos correria, menos tempo perdido, menos dinheiro gasto inutilmente…Ser organizado torna a vida mais fácil e consequentemente, mais leve.  E criando essas  estratégias de  organização  da leitura-livros- blog consigo otimizar o meu tempo  para ler mais e mais.  Sem esquecer os registros, que são parte importante da compreensão do que foi lido.  Além disso,  já não dá mais para ficar contando só com a memória, melhor deixar tudo anotadinho para consultas futuras.

No próximo post vou mostrar como faço o Registro das Leituras.  E o mantra da vez é: organize-se e leia mais!

Anúncios

4 comentários sobre “Organização de Leitura – parte 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s