Meus livos preferidos de 2015

DSC_0126-001

Não li  todos os livros que eu pretendia- infelizmente-  mas li muitos livros bons e marcantes. A maioria desses aí entrou para o Hall dos “favoritos da vida”.

 

Comecei o ano lendo O Diário de Anne Frank –  leitura pesada para início de ano-  mas não para quem tem  fascínio sobre a  Segunda Guerra, como eu.  Livro  emocionante! Tem resenha completa aqui.

 

DSC_0133

Outro livro marcante que li na virada de ano (2014-2015) foi Jardim de Inverno da Kristin Hannah. É uma história  linda e intensa sobre relações familiares (mães e filhas, entre irmãs, entre casais). Esse livro   me tocou tanto, que  frequentemente essa história volta todinha na minha cabeça. Não  fiz resenha e nem registro nenhum , mas ainda vou fazer, porque é um livro para levar para vida toda!

 

DSC_0134

Na categoria – livros que falam sobre livros – meu preferido foi O Clube do livro do Fim da Vida de  Will Schwlbe. Tem resenha completa aqui  .  Apesar do título  triste, o livro traz uma mensagem bonita de otimismo e vontade de  viver. O mais bacana são as conversas entre mãe e filho a respeito dos livros lidos. Terminei a leitura com ótimas  indicações para a minha lista –  sempre em expansão!

 Enfim, eu li  O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte. Não entra para “os favoritos da vida”, mas eu gostei bastante. Comecei a ler em uma tradução e depois encontrei no sebo uma edição da Record traduzida pela Rachel de Queiroz, e a tradução fez toda a diferença.  Preparem-se para uma leitura pesada e um ritmo lento, mas  no final,  vale  a pena. Um livro que foge do padrão –  Mocinha e Mocinho que formam o casal perfeito.  São personagens que apresentam um lado sombrio e uma relação de amor e ódio.

 

DSC_0135

Na temática Segunda Guerra Mundial,  li o Menino do  Pijama Listrado  de John Boyne , e A Bibliotecária de Auschiwitz de Antonio G. Iturbe.  O primeiro é um livro fininho,  e apesar do tema pesado, a leitura flui bem, pois é a guerra na visão pura da criança. Adoro livros que são narrados por crianças e esse não me decepcionou. O final é de cortar o coração!  Lágrimas a parte – indico a leitura!  O segundo livro  me derrubou… foi uma ressaca literária gigante! O livro relata em detalhes a vida dentro do campo de concentração – a rotina, a disputa por comida, as agressões, as mortes… E no meio desse inferno, os livros foram um  refúgio para crianças e adolescentes. Uma história real linda de luta,  resiliência e amor aos livros. Para chorar litros!

O Segredo do meu Marido de Liane Moriarty,  também entra para os meus favoritos. Aquele livro de capa esquisita, leitura despretensiosa e que prende e surpreende o leitor.

Na lista não podia faltar Jane Austen–  favoritos da vida!  Tem resenhas aqui e aqui.   Li também duas ótimas obras inspiradas em Orgulho e Preconceito,  resenhas aqui e aqui. 

Uma leitura incrível –  Farenheit 451 de Ray Bradbury. Imagine um mundo em os livros são proibidos, os leitores são perseguidos e todos os exemplares são queimados. Um verdadeiro pesadelo para nós leitores apaixonados. Distopia genial! Tem mais sobre o livro aqui. 

Para terminar um romance lindo – As pontes de Madison de Robert James Waller. Já conhecia o filme, que por sinal ,  é muito bom e bem fiel ao original, e o livro é ainda mais lindo. Um livro gostoso de ler, uma história de amor maravilhosa e tocante. Não é um clichê de “felizes para sempre” mas uma bela história sobre o amor e sobre os relacionamentos. Para emocionar!

Espero que gostem das recomendações e boa leitura!

Deixe um comentário

