Meta de Leitura 2016

Fim de ano é tempo de rever os planos, avaliar o que deu certo e o que falhou  e  criar novas metas para o novo ano que se aproxima. E com a leitura não podia ser diferente, já fiz o meu balanço e estou organizando  minha meta de leitura para 2016.

DSC_0919

Esse ano não consegui atingir a minha meta de leitura, empaquei em alguns livros,  fiquei desanimada com algumas  escolhas e com a forma de registro das leituras. E aí o negócio desandou, infelizmente.

Para o próximo  estou selecionando apenas livros que eu realmente  quero ler e grande parte são exemplares que já tenho na estante. Sim, o maior desafio de 2016 será – comprar menos  e ler mais. Oremos!

Vou me organizar da seguinte forma, 4 livros ao mês nos seguintes temas: – livros Clássicos, Clássicos Brasileiros , livros sobre livro/leitura, clássico infanto-juvenil,  temáticos e TBJar.

DSC_0930

Esse ano quero priorizar a leitura de Clássicos da Literatura , já comentei sobre o meu interesse e curiosidade a respeito das grandes obras.  Como já faço parte do grupo de leitura Heroínas de Jane Austen, os primeiros meses do ano serão dedicados aos livros  da autora.  Pretendo incluir ainda, clássicos que estão na minha estante esperando a vez como Crime e Castigo.  E como Meta para vida ,  tenho a intenção de ler os Clássicos  citados  em inúmeras  listas que rodam por aí … Os 50 livros mais importantes, Os clássicos da Literatura Mundial, os 100 livros para ler antes de morrer,  etc.

DSC_0091.JPGPara começar quero  ler os clássicos da Sacola da Livraria Cultura. ( Em negrito os livros já lidos)

  • Os Lusíadas – Camões
  • O Diário de um Louco – Gogol
  • Uma Temporada no Inferno – Arthur Rimbaud
  • Corações das Trevas – Joseph Conrad
  • Reparação – Ian McEwan
  • O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald
  • O Mágico de Oz – Lyman Frank Baum
  • O Cortiço – Aluísio Azevedo
  • Crime e Castigo – Dostoiévski
  • O Guarani – José de Alencar
  • Madame Bovary – G. Flaubert
  • A Metamorfose – Franz Kafka
  • O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde
  • Moby Dick – Herman Melville
  • Dom Casmurro – Machado de Assis
  • Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente
  • Cem Anos de Solidão – Gabriel García Márquez
  • Orgulho e Preconceito – Jane Austen
  • Senhora – José de Alencar
  • Frankenstein – Mary Shelley
  • Iracema – José de Alencar
  • Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll
  • Decameron – Giovanni Boccaccio
  • Fausto – Goethe
  • Ulisses – James Joyce
  • Assim Falou Zaratustra – Nietzsche
  • Dom Quixote – Miguel de Cervantes
  • Capitães da Areia – Jorge Amado
  • On the Road – Jack Kerouac
  • O Avarento – Molliére
  • Guerra e Paz – Live Tolstói
  • Ilíada – Homero
  • A Comédia Humana – Henoré de Balzac
  • A Cidade Invisível – Italo Calvino
  • Mensagem – Fernando Pessoa
  • A Náusea – Jean-Paul Sartre
  • Os Miseráveis – Victor Hugo
  • Histórias Extraordinárias – Edgar Allan Poe
  • Ensaio Sobre a Cegueira – José Saramago
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Os Clássicos Brasileiros também estão na minha meta – para começar quero ler todas edições de Machado de Assis que já tenho na minha estante.

Os livros  que  falam sobre livros, leitura,  e afins, são outro grande vicio de leitora colecionadora. Já tenho vários exemplares e muitos nunca foram  lidos. A meta  é ler um livro dessa categoria ao mês, e como são em sua maioria,  finos e de fácil leitura serão  ótimos para intercalar com textos  mais densos e pesados.

DSC_0082-001.JPG

Outra categoria que escolhi, são Clássicos Infanto Juvenis – comecei a pesquisar bons títulos para formar uma biblioteca para meus filhos e acabei encantada por alguns títulos. São livros que  ocupam um espaço no nosso imaginário mesmo que não tenham sido lidos.  São histórias fantásticas, encantadoras  e atemporais. O objetivo principal é ler com as crianças  mas, se não agradá-los, lerei sozinha mesmo.  Será a chance de ler os lindos livros da Coleção Zahar que já tenho  e outras preciosidades.

E como  vai funcionar a TBJar ( The book Jar) , ou Pote de livros para ler ?  Tem detalhes dele aqui.  No pote vou colocar todos os livros não lidos da minha estante  e que não se encaixam em nenhuma das categorias.  Em um mês que eu consiga dar conta dos temas selecionados,  pego mais um no potinho. Ou se por acaso, não tiver vontade de ler algum da meta, empacar e coisa e tal, vou selecionar outro livro do potinho. O lance é  fazer a lista de livros andar!

DSC_0926

E por fim os livros temáticos –  Vou incluir na meta livros que estejam relacionados de alguma forma aos acontecimentos do mês, exemplo: Janeiro tema férias e verão, incluir livros sobre viagens, sol, praia etc. Fevereiro mês do Carnaval,incluir  um autor clássico brasileiro como Jorge Amado.  Maio, mês das Mães – incluir um livro com uma grande mãe como personagem.  Estou adorando montar essa listinha temática.

Enfim, estou bem satisfeita com as minhas escolhas e a forma de organização. Em breve volto com a lista completa para compartilhar aqui. E aceito sugestões de nova leitura, ok? Vamos compartilhar bons títulos!

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Meta de Leitura 2016

  1. Acabei de descobrir seu blog, veio como sugerido pela busca sobre caderninho de organização de leitura e já estou amando! Quanta delicadeza e fofura em um blog só..
    Eu também estou nessa saga de ler mais e comprar menos, espero conseguir também!
    Beijocas

    Curtir

Deixe um comentário

