Resenha – Um Conto de Natal

 

DSC_0147

Um livro  perfeito para o dia de hoje com uma linda mensagem de Natal e  redenção.   Mas antes de começar a falar sobre  o livro, quero deixar os meus votos de Feliz Natal a todos ! 

 

DSC_0145.JPG

Um clássico de Natal super  conhecido-  publicado em 1843-  e adaptado para desenho animado, filmes, peças de teatro.  A história do velho Scrooge- criatura rabugenta, sovina , ranzinza, e que odeia o Natal já faz parte  das tradições natalinas. Conheci a história  através de uma adaptação  da Disney e todos os anos acabo revendo esse desenho  nessa época. Adoro as maratonas de filmes de Natal, confesso!

Mesmo conhecendo a história e tendo lido versões voltadas ao público infantil foi minha primeira experiencia lendo Dickens.  Só posso dizer que foi mais um clássico inglês que me conquistou.  Já  me animei a incluir outras obras do autor na minha meta de leitura para 2016.

DSC_0150

Li essa edição pocket da L&PM e apesar de sempre preferir as edições em tamanho padrão, gostei bastante desse exemplar. Boa diagramação, capa bonitinha, ilustrações e textos introdutórios (biografia do autor, cronologia e texto contextualizando a obra).  Custo benefício excelente, recomendo!

Na história o solitário e ranzinza Scrooge é visitado pelo fantasma de seu antigo sócio , Marley.  O sócio se arrepende de ter dado tanto valor ao dinheiro enquanto era vivo. Após a visita do sócio falecido, Scrooge recebe a visita de outros espíritos – o fantasma dos Natais Passados, o fantasma dos Natais Presentes e por fim, o fantasma dos Natais Futuros.  E em companhia desses espíritos Scrooge vai percorrer  uma jornada em busca da sua redenção.

DSC_0152

O livro rende citações maravilhosas e essa foi uma que eu gostei muito.

Mesmo com um enredo tão conhecido há tantos Natais, a leitura é bem envolvente e  a escrita do autor tem um toque de ironia e crítica ao capitalismo.  Uma história  tão antiga, mas que permanece atual –   que remete a eterna busca de  equilíbrio entre o lado material e social.  A  frieza x  respeito e amabilidade  nas relações sociais e de trabalho, a ganância X solidariedade. Trata de temas que costumam vir a tona nessa época de ano mas, que depois das festas acabam sendo esquecidos por muitos. Uma obra para refletir sobre a nossa sociedade e também  para compreender a Inglaterra vitoriana  e o início da era moderna e capitalista.

Vale a  pena conhecer mais um Clássico da Literatura, creio que  é uma ótima iniciação a obra de Dickens. Boa leitura!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s