Jane Austen Day – Postagem coletiva Heroínas de Jane Austen

DSC_0090

Uma data especial pede comemoração, e além  do  super sorteio   promovido pelo blog Amantes de Jane Austen   na  #AçãoJaneAutenDay ,  nosso grupo de Heroínas organizou uma postagem coletiva.  Não poderíamos  deixar essa data passar em branco.

No dia 16 de dezembro comemoramos os 240 anos de nascimento de Jane Austen,  considerada por muitos a maior escritora de todos os tempos. Seus livros contam histórias que a primeira vista, podem parecer romances  “água com açúcar”,  mas que aos poucos, se revelam bem mais do que isso. Jane traça um retrato fiel da sociedade de sua  época, traz a tona a difícil posição da mulher – submissa ao marido e a  família. A vida da mulher nessa época era focada em conseguir um bom casamento. Os enlaces eram arranjados  e  o interesse financeiro vinha sempre em primeiro lugar.

A obra mais conhecida – Orgulho e Preconceito , trata da dinâmica social em busca de um bom casamento. A mocinha Elizabeth Bennet e  Mr Darcy, formam um dos casais mais famosos da literatura.  E tanto sucesso não é para menos, são personagens fortes e marcantes e que após uma antipatia a primeira vista, acabam desenvolvendo um afeto verdadeiro – em um mundo de aparências e interesses.

DSC_0092

Contrariando a família e as regras  sociais , Elizabeth  recusa um casamento por interesse e decide casar somente por amor.  O mesmo aconteceu com a própria autora, que recusou um pedido de casamento e viveu solteira até sua morte. Não há provas, mas as biografias revelam um envolvimento amoroso de Jane aos 20 anos. O romance acabou  pois o rapaz não podia se casar por questões financeiras.

DSC_0097

Elizabeth é uma heroína de temperamento forte, inteligente e  que defende suas ideias com convicção, sem poupar comentários sarcásticos e irônicos.  Não se prende as convenções sociais e deseja trilhar os próprios caminhos.

DSC_0093

Assim como  a personagem,  Jane   buscava sua independência em um mundo dominado pelos homens. Começou a escrever ainda na adolescência e teve que lutar muito para publicar seus livros, que no início eram assinados com pseudônimos.  O reconhecimento como escritora veio muito tempo depois.  Faleceu antes da publicação das obras Persuasão e Northanger Abbey  e deixou obras inacabadas.

DSC_0103

Mais de duzentos anos depois, Jane Austen  segue encantando gerações de leitores mundo afora. Atualmente, sua obra é estudada em Universidades,    é   constantemente  adaptada para cinema e  televisão, e muitos livros são  baseados em seus romances.

Vale a pena encarar esse Clássico sem preconceitos, e se deixar levar… Vale viajar para a Inglaterra rural, beber chá e frequentar bailes. Vale sonhar com Mr Darcy… Vale desejar viver um grande amor. Vale enxergar além das frivolidades e perceber o quanto a mulher teve que lutar pelo seu espaço. Vale admirar uma autora que corajosamente ajudou a abrir esse espaço. Vale continuar lutando e trilhando os próprios caminhos.

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Jane Austen Day – Postagem coletiva Heroínas de Jane Austen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s