Como nos tornamos Leitores? Postagem Coletiva

Depois de ver esse tema em vários canais literário, nós do grupo de leitura Heroínas de Jane Austen,  resolvemos contar um pouco sobre nossa história de amor pela Leitura.

A minha paixão pelos livros vem da infância, quando eu lia e relia uma Coleção de Clássicos Infantis. Lembro  de ler muitas vezes esses livrinhos e de montar cineminha e teatrinho para as minhas bonecas com as histórias.

DSC_0006

Nessa época não havia o acesso fácil aos livros como  temos hoje, eram poucas livrarias e os livros eram bem caros.  O mais comum era a venda de porta em porta das Coleções Infantis e Enciclopédias. Tinha também o Círculo do Livro e as vendas de catálogo.

Mesmo com o alto custo, nós sempre tivemos livros em casa. Tínhamos as Enciclopédias, que foram muito usadas nos trabalhos e pesquisas  escolares. Uma das Enciclopédias – a Delta Junior,  foi comprada quando eu tinha uns 8-9 anos, lembro bem do delicioso cheiro de livro novo, da capa brilhante, das ilustrações coloridas. E quando eu não tinha o que fazer, adorava escolher um dos volumes para ler. Eu tinha um interesse especial por Mitologia Grega e Romana, lia muito sobre os Deuses e Heróis mitológicos.

Além de ler enciclopédia, eu lia todo o livro que caia nas minhas mãos- os herdados dos tios, dos irmãos, os da escola. Como reconhecimento das boas notas, ganhava livros ou papel de carta. 

DSC_0004

No fundamental I, ou Primário,  não havia por parte da Escola grande incentivo ao hábito da leitura.  Nessa época, eu  fazia parte dos Lobinhos – ramo do Escotismo para crianças de 6 a 10 anos- e lembro bem da conquistada insígnia  de Leitor. Cada criança poderia conquistar uma insígnia em diversas áreas,após realizar as tarefas estabelecidas. E para conquistar o sonhado distintivo eu teria que ler determinado número de livros, não lembro ao certo a quantidade.  Mas eu lembro bem de ficar horas sentada na biblioteca da escola,

lendo e registrando o título e autor de cada livro em uma folha de papel almoço. Parece que foi ontem… é uma das melhores lembranças que guardo dessa fase.

Já no Fundamental II,  a leitura fazia parte da Língua Portuguesa e valia nota. Foi a fase da Coleção Vagalume, cada aluno comprava um exemplar e ao longo do ano íamos trocando. Li O Escaravelho do Diabo, O Mistério do 5 estrelas, Sozinha no Mundo , e muitos outros.  E eu lia também os livros dos irmãos e das amigas, e até ganhava para ler e fazer resumo. Não era pelo dinheiro, era mais pelo prazer de ler. O Velho e o Mar eu li assim, por encomenda…

DSC_0542-001

Durante a adolescência eu li bastante, tive uma professora de Português que incentivava muito a leitura de todos os gêneros,  e aos 14 anos li muito Paulo Coelho e Sidney Sheldon.

No ensino médio, tive uma professora de Literatura excelente.Ela falava dos clássicos com tanta paixão e acabou me contaminando. Li muitos clássicos nacionais inspirada por essas aulas.  A paixão pelo Machado vem dessa época.

Depois veio o Cursinho Pré- vestibular e a faculdade e a leitura caiu um pouco, a ficção deu lugar aos tratados  e  livros técnicos.   Mesmo lendo pouca ficção, ainda lia bastante, pois sempre busquei nos livros o conhecimento sobre  todo tipo de assunto. Lia sobre gravidez, criação de filhos, alimentação, artes, artesanato, fotografia, guias de viagem…

Quando meu filho nasceu eu lia bastante enquanto amamentava. Depois ele foi crescendo, veio outro bebê e a rotina da casa e das crianças  levou embora meu tempo de leitura. Por um bom tempo eu fiquei naquela triste estatística dos brasileiros que leem 1 a 2 livros ao ano.

E o que me animou a retomar as leituras foi  um grupo no facebook que une livros e scrapbook. Foi seguindo os desafios propostos e elaborando um registro de leitura que retomei meu hábito de leitura.

A paixão pelos livros que estava adormecida, voltou ainda mais forte…Agora compro muito mais livros do que consigo ler, faço listas intermináveis de leitura, registro minhas leituras, entrei em outros grupos de leitura, fiz um blog para falar de leitura e até as artes que tenho feito estão relacionadas aos livros.

No blog das amigas Nice Sestari e Ale Dossena tem mais histórias de amor pela leitura. Visitem!

6 comentários sobre “Como nos tornamos Leitores? Postagem Coletiva

  1. Lendo o artigo me senti no esta é sua vida. A única diferença é a coleção de livros clássicos meus a capa era preta e o meu livro favorito era a vendedora de caixa de fósforos. Não imagino hoje aquela história sendo vendida de uma menina morre de hipotermia ignorada pela população e sofrendo bullying das crianças.

    Curtir

    • Oi Fabiana,
      Adorei o “esta é sua vida”, kkkkk.
      Eu lembro dessa coleção preta, era mais nova que a minha. Uma amiga tinha. Eu achava muito triste essa história desde criança. E lembrei que a minha filha não conhece, preciso apresentar a ela esse clássico.
      bjs,

      Curtir

  2. Patiii!!! Sabe que amei fazer essa postagem. Tão bom relembrar e a gente acaba tirando do baú de memórias tanta lembrança bonita né? Olha só! Descobri que tivemos muitas leituras em comum!!! Depois que ler meu post vai ver, os autores que citei como mais lidos no meu passado literário são os mesmos que o seu, exceto Machado…argggg! Continuo tentando.. acabei de começar o livro de contos que vocês me recomendaram. =)
    O Velho e o Mar eu pulei, tá na minha lista, mas os do Marcos Rey foram todos!!! E achei legal você citar Sozinha no Mundo, porque não era muito famoso mas lembro que eu adorava, li umas cinco vezes eu acho.
    Bom, preciso dizer que estou bem contente com minhas leituras nos últimos anos. Depois que lancei meu primeiro livro e me aproximei mais do mercado literário acabei aumentando minha lista de leitura também. Muito bom!!!!
    Beijos e obrigada pelo convite!

    Curtir

Deixe um comentário

