Dia Nacional do Livro – 29 de outubro

DSC_0926

Para celebrar o Dia Nacional do Livro,  combinamos uma postagem coletiva  entre as Heroínas de Jane Austen –  grupo de leitura formado por 4 amigas fãs da autora.  E eu selecionei na estante meus livros mais lindos.

É o dia Nacional do Livro, livro de forma geral, mas para mim, Livro mesmo, no sentido mais amplo e autêntico, é o Livro Clássico! A boa e velha literatura clássica.  Aquela que causa estranheza, que  gera desconforto,que é cobrada nos vestibulares porém,  detestada pelos alunos…

Entendo esses sentimentos negativos, e inclusive, compartilho do desconforto e da estranheza diante de alguns autores, e sim, tenho medo dos grandes calhamaços… Mas mesmo assim, eu os encaro. Tenho muita curiosidade de saber o que tal autor quis dizer e  o que faz de tal obra algo tão fenomenal… E pode ser que não me agrade, mas tenho o desejo de conhecer, de saber do que se trata, até mesmo para poder opinar.

DSC_0928

Os Clássicos pedem mais atenção na leitura e nos obrigam a dar uma pausa. Pausa no pensamento acelerado, na correria do dia a dia, na leitura dinâmica das rede sociais, no excesso de informação. Um clássico pede uma boa respirada, uma desacelerada. Pede um mergulho no passado – nos costumes, nas regras de etiqueta e na  linguagem. Pede ainda uma compreensão do contexto social e político da época  e conhecimento sobre a biografia do autor. Todas essas informações irão  facilitar  a leitura e proporcionar uma verdadeira compreensão do texto.  O que não é algo fácil e nem rápido, pelo contrário, é bastante trabalhoso. O livro Clássico pede essa dedicação, esse mergulho e essa entrega.

E a medida que nos habituamos a essa leitura densa e trabalhosa, o processo passa a ser mais fácil e natural.  A literatura nos alimenta,  nos dá subsídios para compreender melhor  o mundo.

DSC_0931

Nesse Dia Nacional do Livro,  dê uma chance aos clássicos ou,  leia qualquer coisa.  Tempo para ler a gente encontra,  a gente  cria esse tempo. É  uma opção de vida, e que fará toda a diferença.

Agora eu convido a todos  para uma passada nos blogs das queridas amigas Nice  e Ale Dossena .

Boa leitura!

Anúncios

4 comentários sobre “Dia Nacional do Livro – 29 de outubro

  1. Adorei o post Pati! Eu estou na fase dos clássicos, a faculdade tem me proporcionado essa curiosidade e já posso dizer que não dá para se considerar leitor sem ler os grandes clássicos da literatura. Muito bom!
    Beijos!!

    Curtir

  2. Linda postagem Pati! Concordo com você, os clássicos fazem com que a gente saia da nossa zona de conforto. Estou lendo Dom Casmurro, livro que li na adolescência, no colégio e já nem me lembrava mais… Mas estou adorando e revivendo as passagens deliciosas desse livro do nosso eterno Machado. 😊

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s