Criando filhos leitores – Dicas que funcionaram aqui em casa

DSC_0526

A leitura traz inúmeros benefícios e estimular esse hábito  é  mais uma das nossas  tarefas como pais.   Vou compartilhar algumas dicas e contar  como foi o processo  aqui em casa.

Assim como  a alimentação saudável e a prática de exercícios, a leitura é mais um dos bons hábitos que  devemos incentivar nas crianças. E para que se torne  realmente um hábito, a leitura precisa estar presente na vida da família. Para começar, é fundamental  ter livros sempre ao alcance da criança. E se a grana está curta, vale a pena visitar sebos e feiras de livros, aproveitar as promoções das lojas virtuais e frequentar bibliotecas.  Além de ter os  livros em casa, é necessário ler para a criança. Criar esse momento na atribulada rotina familiar, não é fácil, mas vale a pena, e  inclusive, favorece um sono mais tranquilo. Além disso,  cria nas crianças memórias afetivas muito especiais e que serão levadas para a vida adulta.

Sempre que possível ofereça livros de  presente, o que é uma boa lembrança,  já que estamos em pleno mês das Crianças. Infelizmente, muitos não percebem que  os livros pode ser presentes interessante e atrativos, e para agradar as crianças, limitam-se a oferecer brinquedos ou doces.

Vamos romper essa ideia de que livro é chato e que criança só gosta de brinquedo e doce.

DSC_0527

Procure criar  um cantinho no quarto da criança para  guardar os livros e para ler com conforto. Pode ser simples, mas é importante que os livros tenham um status de algo importante e que merece cuidado. Ensine a manusear com carinho e cuidado e explique que os livros podem e devem! ,  ser compartilhados.  São exemplos que marcam e que irão  formar a identidade dos futuros leitores.

E como  é sabido, nada funciona mais do que dar o exemplo, assim pais leitores habituais terão muito mais sucesso nessa tarefa. Fica gravadona cabecinha deles,  não só o que nós falamos mas, sobretudo, o que nós fazemos.

DSC_0536

Os contos de fadas não podem faltar na biblioteca dos pequenos.  E hoje tem uma infinidade de novas versões dos  grandes clássicos infantis – a bruxa que era boa, a versão segundo o olhar  do lobo mau, o chapeuzinho que não era somente vermelho, e por aí vai….   São pontos de vista diferentes e  que despertam  a curiosidade das crianças. Estimule a conversa sobre as diferentes versões e personagens.

DSC_0540

Livros divertidos, interativos e com rimas sempre fazem sucesso e despertam interesse.

DSC_0539

 Sempre é  bom inserir os clássicos da literatura infantil. Autores que lemos quando crianças e que agora poderemos reencontrar, em uma leitura nostálgica e gostosa.  As crianças  adoram conhecer um pouco mais  da infância dos pais. Aproveite para contar sobre seus personagens favoritos e relembrar boas histórias.

DSC_0531

Mesmo seguindo todas essas recomendações, nem sempre é fácil despertar o interesse das crianças  com todos os aparatos tecnológicos disponíveis hoje, especialmente quando crescem um pouco e ficam mais independentes.

Se os livros não andam despertando tanto interesse, abuse dos gibis.  São ótima opção,  especialmente com as crianças em fase alfabetização. E normalmente os gibis são a porta de entrada para os livros.

DSC_0534

Outra coisa interessante,  é oferecer  livros com temas que sejam do interesse deles. Aqui em casa por um tempo  as princesas dominaram tudo,  depois veio a fase das fadas, e teve também um período de grande interesse por  Ballet.

DSC_0537

Para o filho, vieram os livros sobre dinossauros e depois muitos exemplares sobre futebol.  Mesmo assim, foi difícil concorrer com o computador e vídeo game.

DSC_0541

Com todos os meus esforços e incentivo, vi com enorme tristeza- beirando o desespero, rsrsrs- o interesse pelos livros diminuir.  Não me dei por vencida e insisti. Se  não liam por conta própria, eu leria para eles e escolheríamos juntos novos títulos.

Para competir com os jogos eletrônicos, o que funcionou foi essa coleção do autor David Walliams da ed. Intrínsica. Começamos pelo Senhor Fedor e o título fez o maior sucesso. E depois foi um atrás do outro… São livros divertidos, com uma dose de aventura, e com personagens enfrentando algum tipo de problema.  Eles se encantam pela linguagem descontraída e depois são fisgados pela narrativa.

DSC_0538

Na faixa etária deles, os livros de mistério fazem sucesso. Livros que  instigam  a descobrir segredos escondidos e  que despertam a vontade de ler mais e mais… até a última página.

E depois das sessões de leitura coletiva,  meu filho que  tinha perdido o interesse, passou a ler sozinho. Dizia que  não aguentava esperar pelo próximo capítulo no dia seguinte e lia sozinho até mais tarde.  Uma queixa que somente outro leitor entenderia…  Terminou o livro e passou para outro e mais outros. E agora lê um pouco antes de dormir todas  as noites.

E  a mãe que se preocupava com o filho que não lia, agora se preocupa com o filho que dorme muito tarde porque não quer parar de ler…  Mãe é essa criatura que vive para se preocupar!

Anúncios

6 comentários sobre “Criando filhos leitores – Dicas que funcionaram aqui em casa

  1. Que lindo post Pati! É isso aí, concordo com você! Quando meus filhos eram pequenos insisti muito com eles no hábito da leitura. Comprava livros, fazia assinaturas quando morei nos Estados Unidos e com certeza deu certo. 😄

    Curtir

  2. Amora,

    Agora pode não ser importante para eles, mas, eles certamente crescerão com uma visão mais ampla do mundo, e lá no futuro, esta insistência na leitura será uma boa lembrança que eles terão, e marcará pela proximidade criada e todo o amor envolvido pelos bons momentos!!

    bjs

    Curtir

  3. falou tudo e falou bem; ter um cantinho da leitura, dar o exemplo, ler para eles, deixar escolherem o tema, etc.
    pena que tantos não valorizam os livros. Certa vez dei dois livros para uma criança muito querida e passado um tempão vi na estante do quarto dele e perguntei se ele leu e ele disse que nunca lê livros.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s