Resenha O Diário Secreto de Lizzie Bennet


DSC_0521

No mês de  agosto um dos  temas do Projeto Leitura Mágica era Chick Lit, e eu  aproveitei para encaixar um livro  que queria muito ler – uma versão moderna de Orgulho e Preconceito, bem moderna, por sinal.

 

O Diário Secreto de Lizzie Bennet

Bernie Su e Kate  Rorick 

Versus Editora 

O livro conta a história da Lizzie Bennet, 24 anos, estudante de pós-gradução,  endividada com o crédito estudantil e vivendo com os pais e as duas irmãs. Nessa versão, a família foi reduzida e permaneceram a doce Jane e a espevitada Lydia. Os pais apresentam perfis bem semelhantes aos pais da versão original.

Para o  projeto de mestrado Lizzie grava um vídeo com reflexões sobre sua vida no You Tube, mas ela não imaginava que o vídeo faria tanto sucesso. Diante do grande número de acessos, Lizzie  passa a registrar sua vida em vídeo e os Bennet passam a ser celebridades da internet.

DSC_0523

Com a chegada  de novos moradores na cidade –  Bing Lee e o amigo William Darcy,  a vida dos Bennet vai ficar ainda mais agitada e consequentemente, os vídeos também.

 

DSC_0522-001

 

Eu confesso que no começo estava achando o livro bem chatinho, parecia uma adaptação  forçada da obra original para os dias atuais, e nada mais. Mas aos poucos, a história vai seguindo um rumo próprio e  eu acabei fisgada!  As referências ao livro original  surgem o tempo todo na narrativa –  o que para fãs de OP é  pura diversão!  mas o livro vai além! Os autores conseguem criar um chick lit  inteligente, divertido e gostoso de ler.

E a originalidade do livro não  acaba aí, os vídeos da Lizzie não estão apenas nas páginas do livro, estão mesmo no You tube. É possível  ler o livro e ver os vídeos simultaneamente, ou ler e depois assistir,  e ainda acompanhar tudo sobre o Diário de Lizzie nas redes sociais e no site http://www.lizziebennet.com . É a essência de Orgulho e Preconceito na era digital. Será que Jane Austen aprovaria? Assim como o Mr Darcy original, a versão  atual  segue conquistando fãs mundo afora.

Indico a leitura para quem busca algo leve e divertido, independente de ser fã de Jane Austen ou não. Acho que fãs da autora vão gostar , e  pode ser  um bom estímulo para despertar o  interesse pelo clássico, e isso sempre é válido! Jovens leitores que  ainda não conhecem a obra original podem ficar tentados a conhecer.

Como eu sou muito mais adepta da literatura do que do Youtube –  sou de outra geração, não dá pra negar… Não tive muita paciência para assistir todos os episódios e vi somente alguns.  Achei a proposta bem interessante e realmente inovadora mas fico bem satisfeita somente com a leitura.

É uma proposta super válida e condizente com o universo dos leitores de hoje –   literatura e novas linguagens precisam estar bem conectadas, inclusive para conquistar novos leitores e difundir o hábito da leitura.

Anúncios

5 comentários sobre “Resenha O Diário Secreto de Lizzie Bennet

  1. Que legal Pati!!! Fiquei com vontade de ler, e olha que o gênero chick lit não é um dos mais procurados em minhas leituras. Confesso que nesse gênero prefiro os filmes. Quem sabe com esse não engato o gosto né? =)
    A resenha está ótima e adorei saber que a Lydia faz parte, acho ela uma figura apesar da sua futilidade.
    Beijos!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s