Livros que falam sobre livros – eu amo!

Além da coleção de Alice no País das Maravilhas,  adoro colecionar clássicos em capa dura e edições diferentes  das obras da Jane Austen. E se já não fosse o bastante, ainda  tenho outro tema favorito, os  livros que falam sobre livros! São obras que tratam  do universo da leitura em geral.  Livros que envolvem tanto  o ofício da escrita, como os seus diversos elementos: leitores, bibliotecas, livrarias, sebos, livreiros, citações literárias, escritores, manias e vícios literários e afins…  Estou sempre buscando novos títulos para essa coleção especial. Geralmente a aquisição do exemplar é motivada pela capa – geralmente temática e  pelo título.  Tem alguns que são frutos de indicações lidas em outros livros. Coisa de leitora muito viciada…  
 
quadrinho leitura

DSC_0412-001
Tenho dois volumes falando sobre a famosa livraria francesa Shakespeare and Company.
São edições lindas da editora Casa da Palavra. Esses ainda não foram lidos, estão enfeitando a estante por enquanto.
DSC_0414
DSC_0416-002
Esse livro é muito fofo! Está esgotado e eu procurei em sebos. Os sebos são paraísos para quem gosta de colecionar livro. A autora é jornalista e através de pequenas crônicas  fala da paixão pelos livros. Ainda não finalizei a leitura mas estou gostando bastante. Tem várias situações que todo leitor viciado conhece bem e é impossível  não  se identificar.  É um livro bom para carregar na bolsa e ler quando sobre um tempinho. Não é um livro com começo meio e fim, perfeito para  para ler paralelo a outras leituras, ler e reler. Eu particularmente adoro esse tipo de livro. Uma leitura leve e sem compromisso mas com um conteúdo bem interessante.
DSC_0417-001
Esse livro é outro super interessante e nesse estilo de leitura sem começo meio e fim.  O livro conta as histórias que estão por trás das grandes obras literárias. São os bastidores de grandes obras da literatura, um universo mágico e repleto de curiosidades. E  dentre as obras citadas  tem Lewis Carroll (claro!), Jane Austen ( lógico) e muitos outros autores bem conhecidos. Recomendo a leitura.
DSC_0422-001 
Boa leitura!


2 comentários sobre “Livros que falam sobre livros – eu amo!

  1. Oi Pati!
    Lembrei que você tinha me falado mesmo que guardava volumes com este tema! Que legal!! Já leu “A sombra do vento” de Carlos Ruiz Záfon? Recomendo fazer parte dessa coleção! Acredita que comprei há pouco tempo o “Conversando com Mrs. Dalloway”? Estava em promoção nas Livrarias Curitiba e me identifiquei. Já está na fila!!! E adorei esse que você comprou no sebo. Que capa linda!
    Beijos e ótimo dia!

    Curtir

Deixe um comentário

