Minha coleção Alice

Os  leitores ocasionais podem não entender essa mania ou vício de colecionar livros, porém  os   verdadeiros bibliófilos  certamente  irão  entender.
 
DSC_0439

 Bibliófilo:
 S. m. Coleccionador. Colecionador ou amante de livros. adj Pertencente ou relativo à bibliofilia. sm 1 Indivíduo que tem amor aos livros, especialmente os belos e raros. 2 Colecionador de livros.
Os bibliófilos costumam nutrir uma paixão especial por determinada obra ou autor e passam a vida pesquisando sobre o tema, colecionando livros e mais livros e  buscando raridades. 
A  minha coleção envolve uma personagem encantadora – Alice e seu universo mágico. Estou sempre lendo sobre o assunto e pesquisando edições antigas, diferentes traduções e ilustrações. Aos poucos vou formando minha coleção, com um achado aqui e outro ali…  E devo confessar que grande parte do prazer de colecionar está na busca constante.São visitas aos sebos,  horas e horas em lojas virtuais buscando novidades e promoções,  ou nos sebos  virtuais em busca de raridades ou edições esgotadas. Parece loucura, mas além de ler,  uma das coisas que mais gosto é pesquisar sobre livros.  Cada um com a sua loucura, não é mesmo? 
DSC_0417-001
 Esse é meu exemplar mais antigo – o vovô dos HQs de hoje. O melhor da capa é a combinação de Alice com Rob Roy, quase um quadrinhos estilo ” velho oeste”, rsrsrsr
DSC_0418
 Detalhe do preço do exemplar – seria cruzeiro novo? Olha aí o valor histórico da coleção…
DSC_0421-001
 Ilustrações super fofas! Sessão nostalgia total com essas imagens.
DSC_0420
 O Gato é um dos meus preferidos, agora! Na infância eu tinha um certo medo dele na versão da Disney.
DSC_0422
 E essa é uma versão moderna de Alice em HQ, comprada na banca esse mês. Vejam que além da loucura por livros da pessoa, existe um real interesse histórico, é o registro da evolução das publicações no Brasil – revistas e livros.
DSC_0428
    Mais um livro antiguinho da coleção,  uma coleção da Nova Cultural – Tesouro Disney. Foi uma coleção de capinha dura, contendo 4 histórias  em cada volume. Esse eu consegui em um sebo.  Achei que era mais antigo, mas está datado como impresso no ano de 1987.
DSC_0409-001
 As ilustrações são muito bonitinhas. São parecidas com o filme da Disney mas um pouco mais delicadas.
DSC_0412-001
 Esse exemplar é ao mesmo tempo livro e brinquedo.  Comprei para minha filha,  ela ama montar e desmontar os blocos.
Uma pena estar esgotado, pois é um ótimo presente para novos fãs de Alice.
DSC_0430-001
DSC_0432
 Esse exemplar de capinha azul também é mais antigo, publicado em 1977,  foi comprado em sebo e tem as páginas bem amareladas. É uma edição mais adulta, tem os textos na íntegra e sem ilustrações.
DSC_0436
 O que dizer da pessoa que compra livro em idioma que não domina?Bom,  o idioma é o de menos… Eu não resisto a um livro de capa bonita, ainda mais se  for capinha dura.   Como nada na vida é em vão… fica o estímulo para os meus filhos estudarem alemão. Quem sabe? E inglês também. Tenho outros 3 exemplares nesse idioma que já mostrei em outras postagens.  Tudo pela educação dos filhos!
 Essa edição fofa foi comprada em um grupo de sebo do Facebook. Fiquei encantada com essa versão Alice tão menininha.
 DSC_0404
  Essas ilustrações me  lembram Sarah Kay e as bonequinhas de papel, que eram tão comuns na minha infância. Nostalgia total! Reparem na carinha fofa da Rainha de Copas! Essa não manda cortar a cabeça de ninguém, rsrsrsr
 DSC_0405
DSC_0402
DSC_0406
Essa edição é muito bonita, tem capinha dura, o desenho tem um efeito lindo de baixo relevo. Realmente é uma edição bem caprichada e   com ilustrações muito bonitas.  Essa edição ainda está disponível nas livrarias.
 DSC_0978Não é o texto integral mas também não é uma versão super compacta. Boa leitura para crianças entre 6 e 8 anos. Eu já li para minha filha Ana, de 8 anos e foi aprovada!
DSC_0982
DSC_0985
Como estamos comemorando os 150 anos de publicação de Alice agora em julho, as editoras estão em festa com mais e mais edições. Provavelmente, a coleção terá acréscimos muito em breve. É esperar para ver.
Obrigada pela visita!
2 comentários sobre “Minha coleção Alice

  1. Sou apaixonada pela AliceAlice no País das Maravilhas, agora em agosto a minha filha Alice nascerá e estou inciando uma coleção para ela. Linda tua coleção. Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

