Ficção Científica – Vinte Mil Léguas Submarinas

Minha experiência frustrada lendo Julio Verne pela primeira vez.
DSC_0299-003

Um dos temas de maio do Projeto Leitura Mágica  foi Ficção Científica. E como  não é um dos meus estilos literários favoritos, resolvi encarar um bom e velho clássico! Assim lia o livro para o projeto e ainda contabilizava mais um clássico na minha lista interminável..

DSC_0298

Essa foi a edição  que eu li, o charme fica por conta do marcador de veludo da Casinha de Livro, porque a capa deixa a desejar…

Eu estava  gostando do livro, mesmo  não sendo uma leitura fácil e rápida. Fiquei impressionada com a genialidade do autor ao criar o seu Nautilus – algo tão avançado para a época. Foi realmente um visionário.

DSC_0436-001

No entanto, percebi que era uma edição adaptada, resumida, não original.  E por sinal, o trabalho foi mal executado, pois o texto fica truncado e perde muito o sentido.  E o principal, não há aviso nenhum a respeito disso.

DSC_0438

A lição que fica mais uma vez  é a de procurar sempre boas edições, boas traduções, conferir sempre se o livro apresenta o texto integral. O ponto positivo é que as editoras evoluíram e que estão mais atentas a esses aspectos. Agora cabe ao leitor estar mais atento a esses detalhes tão importantes.

DSC_0437-001

Já estou de olho na edição de Clássicos da editora Zahar que conta com esse título e muitos outros. É bem provável que eu  comece uma nova coleção.

Deixe um comentário

