Projeto Smash Literário 10 – Livros Como eu era antes de você e Dom Casmurro

Os temas da vez são: Livro que me fez chorar e Livro que marcou a adolescência

Para esse tema eu li Métrica e Pausa mas como não chorei,  acabei mudando para esse livro lindo da Jojo que eu li em junho. Esse sim, fez as lágrimas rolarem…

Como eu era antes de você

Jojo Moyes 

Editora Intrínsica 

A autora conta a história de Louise, uma garota comum que mora com os pais,  tem um namorado- que ela não sabe se gosta-  e acaba de perder o emprego em um café. Sua vida muda totalmente  ao aceitar o emprego de cuidadora de Will –  um cara rico, bem sucedido, aventureiro, bonito e preso a uma cadeira de rodas.

Mas é ao mesmo tempo, um livro denso e  com momentos bem dramáticos. Um livro que nos faz pensar sobre várias coisas… e deixa um vazio quando termina…

O título ” como eu era antes de vc” é perfeito para Will e Lou.  É uma história   que  mostra o quanto o amor é transformador.  E nos faz refletir sobre a capacidade de amar e a capacidade de abrir mão desse amor.   

Lindo! Tem que ler para saber! E para viver todas essas emoções … e lágrimas! 

 

 

Vamos ao segundo tema do mês: 

Dom Casmurro

Machado de Assis

Editora Melhoramentos 

 

O meu gosto pelos clássicos vem da adolescência… Pensando sobre esse tema, não pude deixar de lembrar de Dom Casmurro e do quanto essa leitura foi marcante. Li aos 15 anos na escola e lembro que depois de ler tantos romances “água com açúcar”, Machado foi minha salvação!  Apesar da linguagem de época, a narrativa inteligente e irônica é bastante atual. E isso me conquistou na adolescência e voltou a me conquistar agora. 

Uma das pérolas de Machado..Adoro seu humor sarcástico.

A grande diferença é que na primeira leitura eu acreditava totalmente na inocência de Capitu, pela minha própria visão inocente do mundo e das relações humanas. Hoje eu já não defenderia Capitu com tanta certeza…

 
Na minha opinião, Machado não escreveu um romance  de amor, e sim um romance sobre o adultério. Capitu traiu ou não Bentinho ? É uma pergunta sem resposta.  Uma dúvida criada pela genialidade de Machado e  que  sempre vai persistir na mente de seus leitores. 
 
Um Clássico que vale a pena conhecer!
 
 
Obrigada pela visita! 
 

 

Deixe um comentário

